GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS SOBRE TERRITÓRIO, DIVERSIDADE & SAÚDE (TeDiS)
O Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Território, Diversidade & Saúde (TeDiS) congrega esforços interdisciplinares de docentes, pesquisadores(as), discentes de graduação e pós-graduação com atuação no campo da Saúde Coletiva, em interface com os Direitos Humanos. O TeDiS é vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), com atuação em diálogo com profissionais e gestores das redes intersetoriais locais. São objetivos do grupo, analisar, refletir e intervir, a partir de perspectivas interdisciplinares, em questões ligadas às intersecções entre Território, Diversidade e Saúde. Os temas de pesquisas incluem questões de Direitos Humanos, Gênero e Diversidade Sexual, Questões Étnico-Raciais, Pessoas com Deficiência, Saúde nos ciclos da vida, estudos de Violências, entre outros; tendo como pano de fundo interfaces entre saúde e equidade e/ou analisadas em perspectivas territoriais.
Como produtos destaca-se além da produção de artigos, livros, capítulos e trabalhos em eventos, o desenvolvimento de tecnologias sociais inovadoras, consultorias, cursos e a formação de recursos humanos para atuação qualificada na área, tanto no desenvolvimento de pesquisas quanto em ações interventivas.
Linhas de pesquisa e atuação
Gênero, Diversidade e Desenvolvimento – Estudo das questões de gênero, diversidade sexual, diversidade étnico-racial, saúde de minorias sexuais e de gênero, atreladas aos conceito de equidade e desenvolvimento humano e alinhadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).
Violência e território - Análise de indicadores territoriais por meio de abordagens quantitativas e qualitativas sobre as violências; impactos das diferentes tipologias e modalidades de violência na saúde; estratégias interventivas de prevenção às violências com apoio de abordagens territoriais, da rede intersetorial e de tecnologias sociais inovadoras.
Desenvolvimento, saúde e inclusão - Análise de aspectos da saúde nos diferentes ciclos da vida, inclusão de pessoas com deficiência, desenvolvimento infantil e sua relação com determinantes socioambientais da saúde.
Tradução, adaptação transcultural e validação de instrumentos de pesquisa - Realização dos processos de tradução, adaptação e validação para o português brasileiro de questionários validados na área de violência e outros instrumentos de pesquisa, seguindo todas as etapas metodológicas para garantir o rigor científico e equivalências semântico-idiomática, conceitual e experiencial.
Território e saúde - Investigação de questões de saúde dos territórios, seja em nível local ou âmbito global; ênfase no papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e da atenção primária à saúde (APS) na redução das vulnerabilidades e sua intersecção com os determinantes socioambientais da saúde.
Endereço para acessar o registro do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3589201458690604