Resumo Embora o número de pesquisas acerca da Saúde Docente tenha crescido nos últimos anos, é necessário aprofundar o tema a fim de apontar melhorias necessárias para as condições de trabalho e qualidade de vida docentes. Isso se faz relevante, principalmente, no período de ensino remoto, visto que, por conta da pandemia causada pela COVID-19, os(as) docentes passaram a lecionar de suas casas. Muitos desses docentes encontraram dificuldades com as novas metodologias que surgiram, o que gerou alguns males à saúde, como o aumento do estresse laboral e da ansiedade. Diante disso, o presente estudo se propôs a descrever o tema “Saúde Docente e Qualidade de Vida no Trabalho”, além da percepção em relação às ações docentes desenvolvidas pela instituição onde lecionam e de como o trabalho remoto afetou as condições físicas e emocionais dos(as) professores (as). Este estudo possui um caráter descritivo, pois, para a obtenção dos resultados, foram realizadas entrevistas com uma amostragem de docentes da UFPR Litoral e foi aplicado um questionário com dez (10) perguntas. As respostas obtidas foram transcritas para utilização no software Nvivo, versão Release 1.4(4). Por meio deste, quantificou-se a frequência e a correlação de palavras mencionadas nas entrevistas para gerar “nuvens” de palavras. Por meio dos resultados, constatou-se que alguns docentes entrevistados tiveram piora em relação à saúde mental por conta do trabalho remoto, e outros alegaram estar sofrendo com ansiedade e expressaram a falta de atividade física como um fator de agravamento para a saúde, entre outras adversidades citadas.
Palavras-chave: Condições de Trabalho. Ensino Superior. Qualidade de Vida. Saúde Docente. Saúde Ocupacional
Abstract Although the number of research on Teacher Health has grown in recent years, it is necessary to deepen the theme in order to point out necessary improvements for the working conditions and quality of life of teachers. This is especially relevant in the period of remote teaching, since, due to the pandemic caused by COVID-19, teachers started teaching from their homes. Many of these professors found difficulties with the new methodologies that emerged, which generated some health problems, such as increased work stress and anxiety. Therefore, the present study proposed to describe the theme "Teacher Health and Quality of Life at Work", in addition to the perception in relation to the teaching actions developed by the institution where they teach and how remote work affected the physical and emotional conditions of teachers. This study has a descriptive character, because, to obtain the results, interviews were carried out with a sample of five (5) professors from UFPR Litoral and a questionnaire with ten (10) questions was applied. The responses obtained were transcribed for use in the Nvivo software, Release 1.4(4). Through this, the frequency and correlation of words mentioned in the interviews were quantified to generate “clouds” of words. Through the results, it was found that some teachers interviewed had a worsening in terms of mental health due to remote work, and others claimed to be suffering from anxiety and expressed the lack of physical activity as a worsening factor for health, among others cited adversities.
Keywords: Higher Education. Occupational Health. Quality of Life. Teacher´s Health. Work Conditions.